Sobre o problema com as diferentes resoluções, o Android SO tenta tratar isso de forma automática da mesma forma como trata a Internacionalização.
Existe uma premissa que no Android só podem haver três tipos de dispositivos para relação aos tamanhos, aonde os smartphones estão geralmente classificados em médios e os tablets, por exemplo, estão classificados como grandes. Então no desenvolvimento, três pastas devem ser criadas por padrão para construção de aplicações Android e dentro de cada uma pasta (em inglês), “baixa”, “média” e “alta”, deve-se colocar as imgens com as resoluções respectivas. O sistema operacional cuida do resto. De acordo com a resolução do dispositivo ele exibe a imagem correta.
Ainda existe mais opções com relação a diferenças de tamanho de tela, aonde ele ainda pode no caso do tablet, por exemplo, exibir mais informações ou melhorar a organização dos componentes aproveitando melhor o espaço.
Existe uma discussão ampla em torno disso que diz que existem problemas nessa abordagem. Dizendo que pequenas diferenças de resolução que podem afetar muito o design da tela, não podem ser tratadas utilizando essa abordagem e dessa forma criando aplicações para cada resolução. Acredito que aplicações que são sensíveis a pequenas alterações de tamanho devem ser tratadas de forma especial e serem homologadas em alguns padrões oficiais de tamanho. Criar perfis de telas para cada resolução especifica a ser verificada no momento do carregamento da aplicação, após identificar o perfil do dispositivo utilizado.
Existem muitos pontos de vista sobre esse problema e não tenho a intenção de dizer que o problema não é um problema, mas existem formas hoje de tratar o problema e existem muitas empresas de peso tentando resolver essa questão.
Deixe um comentário